segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reunião do Polo Xucurus foi realizada em Minador do Negrão

Por: Carlos Mendes

Representantes do Polo Sindical Xucurus estiveram reunidos, na sexta-feira (03), nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão. O evento, contou, ainda, com a participação do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), Genivaldo Oliveira da Silva, e do secretário de Finanças da entidade, Florisval Guedes Filho. Na pauta do dia, vários assuntos importantes foram amplamente discutidos, a exemplo da Marcha das Margaridas, que vai acontecer no ano que vem em Brasília.

A reunião foi aberta pelo presidente do STTR local, Pedro Correia Filho, que agradeceu a presença de todos. Antes de passar a palavra para o presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira, ele disse que ninguém chega a lugar nenhum sozinho e em tom de brincadeira, colocou que até para nascer se precisa de ajuda.

Genivaldo Oliveira aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos primeiros meses da sua gestão como presidente da Fetag/Alagoas. Outro assunto, também, lembrado, se tratou, basicamente de alguns eventos que estão sendo organizados, já para o ano que vem como Marcha das Margaridas, Grito da Terra Brasil, Grito da Terra Nordeste e Grito da Terra de Alagoas.

O Polo Xucurus tem novo coordenador

Por unanimidade de votos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão, Pedro Correia Filho, foi eleito o novo coordenador do Polo Xucurus. Para a secretaria, foi indicada a representante de jovens do STTR de Palmeira dos Índios, Dilma Beltão; A tesouraria vai ficar com Elizângela Rodrigues Português, do STTR de Major Izidoro; como coordenador de jovens, o escolhido foi o representante de Chãn Preta, Antônio Ferreira dos Santos, e como secretária de mulheres, a presidente do STTR de Paulo Jacinto, Janaina Ribeiro de Oliveira.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Polo Xucurus se reúne no dia 3 em Minador do Negrão

Por: Carlos Mendes
Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar do Polo Xucurus estarão se reunindo no próximo dia três, no município sertanejo de Minador do Negrão. Durante a realização da última reunião do ano, vão serem discutidos assuntos relacionados à classe trabalhadora, bem como um breve relato das ações que foram desenvolvidas durante o ano de 2010.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Minador do Negrão, Pedro Correia Filho, o dia será especial. “Estamos de braços abertos para receber todos os companheiros do Polo Xucurus e até mesmo de outros Polos”, disse Pedro Correia.

O evento deverá contar, também, com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

1º Encontro Regional da 3ª Idade é realizado em Quebrangulo


Por: Carlos Mendes

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, abriu suas portas, ontem (18), para a realização de mais um importante evento: o 1º Encontro Regional da 3ª Idade do Polo Xucurus. Entre os participantes, estavam os representes dos STTRs de Quebrangulo, Belém, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, além de diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG) e profissionais da saúde.

Para o encontro foram convidados, também, o responsável pela Secretaria de Saúde de Quebrangulo, bem como, Agentes de Saúde, Assistência Social, CRAS, CAPS e o Núcleo de Promoção a Saúde do município de Quebrangulo.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, Maria Betênia Gomes dos Santos, fez a abertura do evento. Ela agradeceu a presença de todos e disse que aquele era um momento de felicidade.

Em seguida, a presidente Maria Betânia Gomes passou a palavra para o Secretário da 3ª Idade da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Pedro Lúcio Rocha. Ele fez uma explanação sobre a luta e as conquistas do movimento dos trabalhadores rurais. Outro tema bastante discutido foi justamente o fortalecimento dos grupos da 3ª Idade nos STTRs que compões o Polo Sindical do Agreste.

A assessora da Fetag, Maria Cícera Miranda, também falou da importância dos grupos da 3ª Idade. Para ela, os mais experientes têm muito a ensinar a nova geração de dirigentes sindicais.

Ao final do evento, mais uma vez, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quebrangulo, Maria Betânia Gomes, agradeceu a presença de cada um dos participantes. Ela disse que o sindicato estará sempre de portas abertas.

sábado, 30 de outubro de 2010

Reunião do Polo Xucurus aconteceu em Quebrangulo


Por: Carlos Mendes

Foi realizada na sexta-feira (29), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, mais uma importante reunião do Polo Sindical Xucurus. Estiveram presentes, representantes dos STTRs de Palmeira dos Índios, Major Izidoro, Paulo Jacinto, Minador do Negrão, além Maria Cícera Miranda e da Coordenadora de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Maria Aparecida da Silva (Cida de Ouro Branco).

Durante a reunião foram discutidos assuntos importantes, a exemplo da participação das mulheres do meio social, seja na política ou como líder no meio rural. A Marcha das Margaridas, que acontece no próximo ano, foi colocada em discussão pela Secretária de Mulheres da Fetag, Maria Aparecida da Silva. Ela disse que a ida da mulher alagoana a Brasília participar da Marcha será de fundamental importância para o engrandecimento do movimento.

O projeto do governo federal, denominado de “Minha Casa Minha Vida”, foi questionado durante reunião, haja vista as dificuldades enfrentadas pelas lideranças para conseguir o enquadramento das familiares carentes. Para os participantes, a falta de informação e as constantes mudanças no projeto têm dificultado ainda mais o bom andamento das ações do governo, principalmente no interior do estado.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Paulo Jacinto, Janaina Ribeiro de Oliveira, falou sobre a Previdência Social. Segundo ela, apesar dos avanços, a muito que fazer para melhorar.

Outros assuntos relacionados a setores internos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais foram amplamente discutidos.

Ao final da reunião, a presidente Maria Betânia Gomes agradeceu a participação de todos e disse que o STTR de Quebrangulo está de portas abertas para receber os companheiros do movimento.

Terceira Idade

Em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), a diretoria do STTR de Quebrangulo, através da presidente Maria Betânia Gomes, realiza, no próximo dia 11, na sede da instituição, o I Encontro Regional da Terceira Idade do Polo Xucurus. Para este evento, os organizadores esperam contar com a participação de representantes de todos os sindicatos que compõem do Polo Xucurus.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diretoria faz festa para as crianças da Vila São Francisco


Por: Carlos Mendes

Em virtude da enchente que destruiu parte da cidade de Quebrangulo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, naquele momento, ficou impossibilitada de fazer a entrega dos certificados dos diretores recém eleitos para administrar a instituição nos próximos quatro anos. Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar, só foram diplomados de fato e direito, na reunião do domingo (10).

A reunião ocorreu nas dependências do STTR, onde esteve presente um grande número de trabalhadores e trabalhadoras rurais, de várias vilas, sítios e povoados do município. Durante a realização do evento, foram discutidos assuntos relacionados, principalmente, ao movimento sindical. A união entre os diretores e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a defesa dos trabalhadores foram amplamente debatidas.

A presidente da instituição Maria Betânia Gomes dos Santos, fez um balanço das ações que vem sendo desenvolvidas em prol da classe. Ele lembrou ainda, da participação de diretores em um curso oferecido pela Escola de Formação da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), que aconteceu este ano, em Maceió, além do Festival da Juventude, também realizado este ano, em Brasília.

Para a presidente Maria Betânia, a participação de integrantes do sindicado nestes eventos, é de suma importância, não só para o diretor sindical, mas para o crescimento do movimento como um todo.

Dia da Criança

A diretoria do sindicado, através da presidente Maria Betânia Gomes dos Santos, realizou no dia 12, data em que se comemora o dia da criança, uma festa e distribuiu presentes e brinquedos na Vila São Francisco, zona rural do município. O diretor sindical Jose Edgar Ferreira Barbosa, acompanhou de perto o evento. As crianças da comunidade tiveram um dia diferente, graças à ação do sindicato. Eles receberam, além do carinho, lanche e participaram de brincadeiras como corrida de saco, quebra pote e pau de sebo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reunião do Polo Xucurus é realizada em Paulo Jacinto


Por: Carlos Mendes

Representantes do Polo Xucurus estiveram reunidos, na sexta-feira (24), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Paulo Jacinto. A reunião foi aberta pela anfitriã Janaina Ribeiro de Oliveira. Em seguida, passou a palavra para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva. Participaram do evento, líderes dos sindicatos de Palmeira dos Índios, Chãn Preta, Quebrangulo, Belém, Tanque Dárca, além de Paulo Jacinto.

Entre os assuntos discutidos durante a reunião, estava os que tratam da Previdência Social, principalmente, a ação de atravessadores que vem agindo de forma descarada em vários municípios de Alagoas. Essas pessoas aliciam, muitas das vezes, gente que tem envolvimento com alguns sindicatos. Os aliciadores, normalmente, são ligados a escritórios jurídicos.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, Maria Betânia Gomes (foto), o trabalho desenvolvido pelos sindicatos, em parte, vem sendo prejudicado pela ação de pessoas alheias ao movimento dos trabalhadores. As palavras da sindicalista foram reforçadas pela secretária de Políticas Sociais do STTR de Palmeira dos Índios, Elizete Silva da Rocha.

Já o experiente líder sindical Jorge Bernardo, criticou duramente a falta de fiscalização para coibir a ação dos atravessadores. Citou como exemplo, a região de Palmeira dos Índios. Ele chamou a atenção de todos para que combatam a ação dessas pessoas. O presidente do STTR de Belém, José David Pereira, disse que não permite a presença de atravessadores dentro do sindicato.

Genivaldo Oliveira falou da eleição do STTR de Chãn Preta, que será marcada nos próximos dias. Disse ainda que, o edital está sendo providenciado e será publicado em breve. Os avanços tecnológicos, como a internet, jornais e rádio, foram colocados como ponto de discussão pelo presidente da FETAG/AL.

Maria Betânia Gomes, disse que o próximo encontro do Polo Xucurus vai acontecer na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, a partir das 9 horas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

STTR entrega colchões a associados vítimas da enchente


Por: Carlos Mendes

No último dia 7, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, realizou uma assembléia geral, que contou com a presença de todos os diretores e um grande número de associados. A primeira reunião do mês foi diferente, já que durante o encontro, a presidente da instituição, Maria Betânia Gomes, distribuiu colchões para associados e pessoas necessitadas, vítimas da enchente que devastou parte da cidade.

Os colchões foram doados pela Organização Não Governamental KOINONIA PRESENÇA ECUMÊNICA a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), que por sua vez, beneficiou os associados do STTR de Quebrangulo.

Presente a reunião, o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), Genivaldo Oliveira da Silva, disse que sua felicidade só não era maior, naquele momento, por conta do que tinha acontecido com as pessoas afetadas diretamente pela enchente em vários municípios do Estado, mas estava satisfeito, por saber que o movimento está dando a sua parcela de contribuição.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Arapiraca, Geraldo Balbino da Silva, que, em outras ocasiões, já esteve entregando donativos doados por agricultores de Arapiraca ao STTR de Quebrangulo, falou da importância que tem a FETAG/Alagoas e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, dentro das questões sociais. Para ele, é papel de todos, neste momento, ajudar aos que mais necessitam.

Para a presidente Maria Betânia, o apoio que vem sendo dado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, através do seu presidente, Genivaldo Oliveira da Silva, ao STTR de Quebrangulo, tem sido de grande importância. Não apenas neste momento, mas em outras ocasiões. Ela também agradeceu a diretoria do STTR de Arapiraca, em especial, ao presidente Geraldo Balbino.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reunião do Polo Xucurus é movimentada


Por: Carlos Mendes

Os representantes do Polo Xucurus estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Igaci, na sexta-feira (28). Na pauta, vários assuntos relacionados às melhorias para a classe trabalhadora, bem como a implantação de bancos de sementes em vários municípios de Alagoas.

Estiveram presentes os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais dos municípios de Igaci, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Major Izidoro, Belém, Chãn Preta, Quebrangulo e Mar Vermelho, além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.

A presença do presidente da Fetag serviu que os demais sindicalistas tirassem algumas dúvidas sobre a renegociação e o perdão das dívidas para alguns agricultores que contraíram empréstimos junto aos bancos oficiais. Para Genivaldo Oliveira, é preciso que todos fiquem atentos e passem de forma correta as informações para os agricultores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Major Izidoro, José Maurício, questionou a forma como a AAGRA desenvolve suas ações naquele município. Para ele, as coisas acontecem e o STTR local, legítimo representante dos trabalhadores não é convidada para participar.

Outro assunto discutido durante a reunião foi sobre as ações da Previdência Social em alguns municípios, principalmente em Palmeira dos Índios. A discussão foi levantada pelo Coordenador do Polo Xucurus e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais local, Leonardo Correia. Ele também falou da importância do Polo ter um programa de rádio para divulgar as ações dos sindicatos da região.

A próxima reunião do Polo Xucurus será realizada na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Paulo Jacinto.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Chega ajuda para os produtores de cana de açúcar por causa da falta de chuva


Todos os produtores de cana da Região Nordeste serão beneficiados com a liberação de recursos para subvencionar a tonelada da cana produzida na safra 2009/2010. A decisão do Governo Federal foi criar uma subvenção de R$ 5,00 por tonelada produzida. É uma ajuda para Fornecedores de cana que estão sofrendo com a falta de chuvas na região.

Os fornecedores de cana de Pernambuco já podem solicitar a ajuda porque a autorização de liberação dos recursos foi assinada pelo presidente Lula, na sexta feira da semana passada. De acordo com o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade, diz que a iniciativa é positiva para o produtores e esclarece que a quantidade máxima para o recebimento do subsídio é de 10 mil toneladas por fornecedor.

Segundo o vice-presidente da AFCP, Paulo Guedes, o preço da tonelada da cana de açúcar tem sido muito baixo. Ele justifica que para evitar ações pontuais do governo em relação ao valor da matéria prima, a Companhia Nacional de Abastecimento, órgão vinculado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deveria incluir o produto no PGPM – Política de Garantia de Preço Mínimo.
Fonte: Nordeste Rural