Quebrangulo

Terra natal de Graciliano Ramos, Quebrangulo tem como ponto forte a preservação das tradições populares, com o incentivo a folguedos como Bumba-meu-Boi e o maracatu


Por: MaceióBrasil


Os índios Xucurus (junto com os Cariris, de Pernambuco) foram os primeiros habitantes do município de Quebrangulo então povoado de Vitória por conta da proximidade com as terras da serra de Palmeira dos Índios. Da influência dos quilombos, também instalados no povoado, resultou a denominação do município, que significa, na gíria dos negros, "matador de porcos", representando o excelente desempenho do chefe do quilombo em caçadas na época.

A freguesia foi criada pela lei 301. Em 1872, já elevada à vila, foi desmembrada de Viçosa, sendo extinta anos depois. Apenas em 1910, Quebrangulo retornou à condição de cidade.

No início de seu desenvolvimento, o município passou por grandes dificuldades por conta das lutas travadas entre as famílias da cidade, aplainadas por influência do Frei Caetano Messina, também responsável pela construção da matriz de Bom Jesus dos Pobres, padroeiro de Quebrangulo.

Há ainda a história de Antonio Amorim, conhecido como "Franciscano". Dono de alto poder de convencimento, conseguia reunir multidões para pregar sua religião. Sua influência era tão forte que amedrontava os poderosos do lugar, como o Coronel Lucena Maranhão, enviado para desmobilizar os seguidores, sem sucesso. "Franciscano" foi assassinado em 1954 por motivos políticos.

Terra natal de Graciliano Ramos, Quebrangulo tem como ponto forte a preservação das tradições populares, com o incentivo a folguedos como Bumba-meu-Boi e o maracatu Nêga da Costa na Festa da Cultura (em setembro). A festa do padroeiro (31/12) também atrai muitos visitantes que têm ainda, na Reserva de Pedra Talhada, a opção de desfrutar de um pedaço da Mata Atlântica próximo à cidade.

Dados do Município

Situação Geográfica: Microrregião de Palmeira dos Índios, limites com Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Chã Preta e Pernambuco. 342 acima do nível do mar.

Área: 343 km2

Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 14° C.

População: 11.894 habitantes.

Eleitorado: 8.870 eleitores.

Economia: Agropecuária.

Educação: 3.500 vagas (redes estadual e municipal).

Saúde: 5 postos de atendimento (30 Leitos).

Acesso: AL-210.