quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reunião do Polo Xucurus é realizada em Paulo Jacinto


Por: Carlos Mendes

Representantes do Polo Xucurus estiveram reunidos, na sexta-feira (24), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Paulo Jacinto. A reunião foi aberta pela anfitriã Janaina Ribeiro de Oliveira. Em seguida, passou a palavra para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva. Participaram do evento, líderes dos sindicatos de Palmeira dos Índios, Chãn Preta, Quebrangulo, Belém, Tanque Dárca, além de Paulo Jacinto.

Entre os assuntos discutidos durante a reunião, estava os que tratam da Previdência Social, principalmente, a ação de atravessadores que vem agindo de forma descarada em vários municípios de Alagoas. Essas pessoas aliciam, muitas das vezes, gente que tem envolvimento com alguns sindicatos. Os aliciadores, normalmente, são ligados a escritórios jurídicos.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, Maria Betânia Gomes (foto), o trabalho desenvolvido pelos sindicatos, em parte, vem sendo prejudicado pela ação de pessoas alheias ao movimento dos trabalhadores. As palavras da sindicalista foram reforçadas pela secretária de Políticas Sociais do STTR de Palmeira dos Índios, Elizete Silva da Rocha.

Já o experiente líder sindical Jorge Bernardo, criticou duramente a falta de fiscalização para coibir a ação dos atravessadores. Citou como exemplo, a região de Palmeira dos Índios. Ele chamou a atenção de todos para que combatam a ação dessas pessoas. O presidente do STTR de Belém, José David Pereira, disse que não permite a presença de atravessadores dentro do sindicato.

Genivaldo Oliveira falou da eleição do STTR de Chãn Preta, que será marcada nos próximos dias. Disse ainda que, o edital está sendo providenciado e será publicado em breve. Os avanços tecnológicos, como a internet, jornais e rádio, foram colocados como ponto de discussão pelo presidente da FETAG/AL.

Maria Betânia Gomes, disse que o próximo encontro do Polo Xucurus vai acontecer na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, a partir das 9 horas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

STTR entrega colchões a associados vítimas da enchente


Por: Carlos Mendes

No último dia 7, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Quebrangulo, realizou uma assembléia geral, que contou com a presença de todos os diretores e um grande número de associados. A primeira reunião do mês foi diferente, já que durante o encontro, a presidente da instituição, Maria Betânia Gomes, distribuiu colchões para associados e pessoas necessitadas, vítimas da enchente que devastou parte da cidade.

Os colchões foram doados pela Organização Não Governamental KOINONIA PRESENÇA ECUMÊNICA a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), que por sua vez, beneficiou os associados do STTR de Quebrangulo.

Presente a reunião, o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (FETAG), Genivaldo Oliveira da Silva, disse que sua felicidade só não era maior, naquele momento, por conta do que tinha acontecido com as pessoas afetadas diretamente pela enchente em vários municípios do Estado, mas estava satisfeito, por saber que o movimento está dando a sua parcela de contribuição.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Arapiraca, Geraldo Balbino da Silva, que, em outras ocasiões, já esteve entregando donativos doados por agricultores de Arapiraca ao STTR de Quebrangulo, falou da importância que tem a FETAG/Alagoas e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, dentro das questões sociais. Para ele, é papel de todos, neste momento, ajudar aos que mais necessitam.

Para a presidente Maria Betânia, o apoio que vem sendo dado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, através do seu presidente, Genivaldo Oliveira da Silva, ao STTR de Quebrangulo, tem sido de grande importância. Não apenas neste momento, mas em outras ocasiões. Ela também agradeceu a diretoria do STTR de Arapiraca, em especial, ao presidente Geraldo Balbino.