Por: Carlos Mendes
Os representantes do Polo Xucurus estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Igaci, na sexta-feira (28). Na pauta, vários assuntos relacionados às melhorias para a classe trabalhadora, bem como a implantação de bancos de sementes em vários municípios de Alagoas.
Estiveram presentes os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais dos municípios de Igaci, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Major Izidoro, Belém, Chãn Preta, Quebrangulo e Mar Vermelho, além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Genivaldo Oliveira da Silva.
A presença do presidente da Fetag serviu que os demais sindicalistas tirassem algumas dúvidas sobre a renegociação e o perdão das dívidas para alguns agricultores que contraíram empréstimos junto aos bancos oficiais. Para Genivaldo Oliveira, é preciso que todos fiquem atentos e passem de forma correta as informações para os agricultores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Major Izidoro, José Maurício, questionou a forma como a AAGRA desenvolve suas ações naquele município. Para ele, as coisas acontecem e o STTR local, legítimo representante dos trabalhadores não é convidada para participar.
Outro assunto discutido durante a reunião foi sobre as ações da Previdência Social em alguns municípios, principalmente em Palmeira dos Índios. A discussão foi levantada pelo Coordenador do Polo Xucurus e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais local, Leonardo Correia. Ele também falou da importância do Polo ter um programa de rádio para divulgar as ações dos sindicatos da região.
A próxima reunião do Polo Xucurus será realizada na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Paulo Jacinto.